O que é E-commerce?

O E-commerce ou Comércio eletrônico é um modelo de negócios que permite que pessoas e empresas comprem e vendam produtos e serviços na internet, com a transação de dinheiro e de dados para consolidar essa operação.

AliExpress Blog

Agosto 15

7 min de leitura

88

COMPARTILHE O BLOG

Siga nossas contas de mídia social para expandir os negócios do AliExpress.

O que é E-commerce?


O E-commerce ou Comércio eletrônico é um modelo de negócios que permite que pessoas e empresas comprem e vendam produtos e serviços na internet, com a transação de dinheiro e de dados para consolidar essa operação. Por estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o e-commerce oferece conveniência, rapidez, segurança, menores custos operacionais, mais opções e oportunidades para vendedores e consumidores, em relação a transações offline.

Algumas siglas explicam os tipos de e-commerce existentes mais comuns: 

  • B2B - Business to Business - vendas e compras de empresas para empresas;
  • B2C - Business to Consumer - vendas e compras de empresas para consumidores; 
  • C2C - Consumer to Consumer - vendas e compras de consumidores para consumidores;


O comércio eletrônico ocorre nacionalmente, com as transações de pessoas e empresas em um mesmo país, que é uma modalidade mais rápida e também, internacionalmente, sendo chamado de cross border e-commerce, ou seja, comércio eletrônico transfronteiriço, em que o comprador está em um país e o comprador em outro. Nessas operações são necessárias troca de moeda internacional e uso de logística internacional. O conceito pode parecer complicado, mas hoje em dia é muito fácil comprar seus produtos favoritos direto da China de um modo seguro, fácil e rápido, recebendo diretamente no conforto de sua casa.


O Aliexpress é especialista nas vendas cross border. O Brasil é um dos cinco maiores mercados para o Aliexpress, que está no país há mais de 11 anos, com ótimos preços e com um frete cada vez mais rápido. Todo o ecossistema de vendas do Aliexpress é feito de empresas do grupo Alibaba. Para o braço de logística e fretes internacionais, existe a Cainiao que usa algoritmos para otimizar eficiência e custo. Para as transações financeiras, temos o Alipay, que é o provedor de serviços de pagamento online mais utilizado na China, que também funciona como uma carteira digital.


Visando uma maior proximidade ao mercado brasileiro, o Aliexpress está lançando uma plataforma de vendas para vendedores brasileiros, que conta com a parceria dos melhores ERPs, Plataformas e integradoras do mercado, além dos melhores operadores logísticos, para que seus clientes possam comprar e receber da forma mais rápida o possível.


Com o logo “Compre fácil, viva melhor”, a Aliexpress é o maior site de e-commerce cross border do mundo e do Brasil, foi lançado em 2010, é um marketplace global que foca em consumidores no mundo todo que permite a compra diretamente de vendedores e distribuidores na China, Brasil e em outros países, disponível em 17 línguas, incluindo português, inglês, russo, espanhol e francês. Com mais de 2,5 bilhões de produtos disponíveis, Aliexpress permite compras fáceis e divertidas, com o melhor custo-benefício e com os métodos de pagamento que você prefere. Seja você também um vendedor do Aliexpress.